Os perfumes são classificados de acordo com a concentração do aroma : o Parfum é o mais concentrado (de 20% a 40% de compostos aromáticos), o Eau de Parfum tem de 10% a 20%, já Eau de toilette tem a concentração de 5% a 10% e Eau de cologne (ou água de colônia) é o mais levinho com 2% a 5% de compostos aromáticos. O preço dos perfumes também segue uma regra: os mais concentrados são mais caros, mas fixam melhor. Já os menos concentrados têm custo mais acessível, mas menos fixação na pele.
Ocasiões mais sofisticadas exigem um perfume a altura! O Hypnôse de Lancôme é oriental amadeirado e muito elegante. Prefira a versão Eau de Parfum para sentir a sensação que o perfume não saiu da sua pele no fim da noite. O 212 Sexy de Carolina Herrera é um floral suave, mas muito marcante, uma delícia!
Para encarar o dia a dia uma fragrância fresca, com toque floral, alegre e fascinante é a melhor opção. Miss Dior de Dior preenche todos os requisitos e ainda tem um frasco charmoso.
Para quem encara o calor de Fortaleza sabe que um perfume refrescante pode deixar o dia muito mais confortável. Quando a temperatura sobe os perfumes que devem ser usados são os mais leves, as Colônias ou versões "Splash". CK One de Calvin Klein apostou numa versão Summer especialmente para o verão (oba!) e Tommy Girl de Tommy Hilfiger é um cítrico floral que lembra ar fresco... hum!
As fragrâncias frutais são um charme, têm aquele cheirinho doce, alegre e feminino. Para representar essa família: Nina de Nina Ricci (olha o frasco de maçã, que lindo!) e Hippy Fizz de Moschino.
As notas amadeiradas são mais pesadas, mais marcantes. Kenzo Amour de Kenzo é um amadeirado floral com notas de flor de cerejeira do Japão, madeira de Thanaka e incenso. Um perfume com personalidade e feminilidade.
Curiosidades:
• Os pontos corretos para o uso de perfume no corpo são aqueles em que a circulação sangüínea está mais próxima da pele (parte interna dos pulsos e braços, base do pescoço e orelhas, parte interna dos tornozelos e pernas, peito).
• Na Idade Média, o perfume tornou-se até uma necessidade. Em vez do banho nos meses de inverno, as pessoas preferiam se "encher" de perfume. No séc. XVII, o rei francês LUIS XV chegou a ordenar que se usasse um perfume diferente a cada dia.
• Apesar do nome, o Chanel Nº 5 foi o primeiro perfume da grife Chanel lançado em 1921. O nome foi porque a essência foi aprovada na quinta tentativa de se fazer um cheiro único. A atriz Marilyn Monroe declarou que dormia apenas com algumas gotas do perfume.
• Não são só marcas renomadas que lançam perfumes. Depois de Jennifer Lopes, Shakira e Britney Spears, a cantora Lady Gaga pretende lançar sua fragrância em meados de 2012 pela Coty Beauty. Será que seu perfume será tão excêntrico quanto ela?
• O primeiro perfume feito com álcool foi criado na Hungária em 1370 e foi considerado o primeiro perfume moderno por usar álcool como base no lugar do óleo, que era a base dos perfumes dos povos da antiguidade.